Por Bernardo Cançado
No dia 05 de dezembro, os alunos do 4º período de Marketing da UNI-BH, organizaram sob a coordenação da professora Juliana Cazeli o evento Marketing Meeting. O evento tinha a intenção de desmistificar a diferença entre Publicidade e Marketing e para isso, grandes profissionais de ambas as áreas estiveram presentes em um bate-papo com os alunos de todos os períodos do curso e de alunos interessados de outros cursos também.
O grande destaque da noite ficou por conta de Beth Seixas, multifuncional profissional da comunicação e uma das vozes mais conhecidas nas rádios mineiras. Com uma palestra bem humorada e divertida, Beth contou sua trajetória como comunicadora e mostrou que tem muita bagagem: trabalhou como apresentadora e locutora das maiores emissoras de rádio e TV durante muitos anos, atuou em grandes agências de publicidade e abriu sua própria escola de locução reconhecida no país inteiro.
Em meio a diversas histórias engraçadas e curiosas, Beth Seixas relatou uma série de erros gramaticais, posturais e de entonação que foram cometidos no evento anteriormente á sua apresentação para usá-los como exemplos do que não deve ser feito em apresentações em público, reuniões ou locuções.
A palestra abordou também, o quão importante é para os profissionais de Marketing saber se comunicarem. Profissionais que em público se expressam bem passam segurança em suas informações, o que assegura o sucesso de suas apresentações.
O blog Além do Marketing ressalta abaixo algumas dicas fundamentais dadas por Beth Seixas no evento para uma comunicação mais coerente:
O blog Além do Marketing ressalta abaixo algumas dicas fundamentais dadas por Beth Seixas no evento para uma comunicação mais coerente:
1. Só fale daquilo que você sabe muito bem. Não se meta a falar de assuntos que desconhece só por se afirmar.
2. Quando não souber algo á respeito de determinado assunto, troque a expressão “Eu não sei” por “Eu ainda não tenho conhecimento”. Isso mostra que mesmo sem saber a informação, futuramente você irá se inteirar para poder discuti-la e opinar.
3. Jamais responda uma pergunta começando a frase com “Então...”.
4. O uso de gírias é um crime sem perdão.
5. Policie-se quanto ao uso indiscriminado de gerúndios e redundâncias. Frases como “Vou estar verificando” ou “Subir lá pra cima” são facilmente percebidas pelos ouvintes.
6. Atenção! Cuidado com crimes como a frase “Vou te falar para você...”.
7. A expressão “a nível de” não passa de um modismo lingüístico, totalmente desnecessário, principalmente por ser usado em situações em que não há “níveis” como na frase “O problema só será resolvido a nível de reunião” , basta dizer “só será resolvido em reunião”.

Registro aqui as minhas felicitações aos criadores do blog pela iniciativa e pelo conteúdo. Parabéns!
ResponderExcluirAbraços,
Saulo.